Somos uma entidade filantrópica, fundada em 1988 pela Dra. Barbara Fischinger, que educa, reabilita e habilita aproximadamente 250 bebês, crianças e adolescentes com deficiências múltiplas.
A Kinder Centro de Integração da Criança Especial é uma Organização da Sociedade Civil, de caráter Assistencial, atuante na região Metropolitana de Porto Alegre, que, desde 1988, presta serviços de Educação Especial e Reabilitação para bebês, crianças e jovens deficientes múltiplos, com severidade moderada e grave, em situação de vulnerabilidade social, oportunizando o acesso e inclusão social. Com infraestrutura adequada e equipe qualificada a instituição atende atualmente, cerca de 250 crianças e jovens, com idade entre 0 e 24 anos.
Missão
Oferecer educação especial, saúde e assistência social para
Pessoas com deficiências múltiplas, de forma integrada.
Visão
Ser referência em suas áreas de atuação, pela
Qualidade e pela eficácia de forma transparente.
Valores
- Ética, honestidade e respeito em todas as relações
- Colaboração com as instituições do terceiro setor
- Promoção do desenvolvimento técnico e científico de seus colaboradores
- Atuação em prol das políticas de integração social
Nossa História
O direito a educação de todas as crianças com necessidades especiais, a celebração da diferença, o apoio à aprendizagem, a resposta às necessidades individuais, a solidariedade decorrente do processo de escolarização que considere o sujeito nas suas diferenças são elementos fundantes da proposta da Kinder Centro de Integração da Criança Especial.
Se isso não bastasse, a realidade mostra que os atendimentos em saúde mental para crianças e adolescentes são escassos, ficando muitas vezes, reduzidos a tratamentos medicamentosos e as famílias passam por verdadeiras peregrinações em busca de ajuda. A interdisciplinariedade permite refletir sobre as estratégias, vislumbrando caminhos e perspectivas a estas crianças e jovens, através da aprendizagem, reabilitação e habilitação. Assim, justifica-se a necessidade de preservar o protagonismo infanto-juvenil, Pcd’s, na construção de sua história de vida para que as diferenças produzam singularidades, ao invés de categorias classificatórias homogeinizadoras
Conheça nossa fundadora
Dra. Bárbara Sybille Fischinger
Conheça o método utilizado
Drª. Barbara Fischinger desenvolveu um método singular de trabalho baseado na integração de práticas tradicionais. A prática de sala de aula face às características do aluno que apresenta deficiência múltipla requer um olhar interdisciplinar que remete a uma ação conjunta entre a área da pedagogia e as interfaces com a fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia, neurologia, psiquiatria e assistência social. Essa articulação, fundamentada no
respeito à singularidade de cada individuo, independente de sua condição físico-intelectual, entre as diferentes áreas de atendimento, promove a progressão das aprendizagens, o desenvolvimento físico, moral e social, permeado por valores éticos, amorosidade e compromisso com a transformação social. Para tanto, utiliza-se de recursos e técnicas didático-pedagógicas, da tecnologia assistiva e das tecnologias sociais no processo de desenvolvimento humano e na superação de limitações.